FANDOM

A teoria da Matrix dentro da Matrix é uma popular especulação feita por fãs que começou a circular após o lançamento do segundo filme da trilogia, Matrix Reloaded. A teoria sugere que o Mundo Real não era realmente real, mas sim um outro nível de simulação da Matrix: isto é os Redpills nunca foram desconectados de fato da Matrix e tudo, desde o seu despertar, sua extração, Zion etc. eram apenas mais uma simulação.

Esta teoria esperava uma possível grande reviravolta no próximo filme, Matrix Revolutions, que acabaria por revelar a verdade.

As dicas que originaram e alimentaram essa teoria foram principalmente esses dois elementos vistos em Matrix Reloaded:

  • Smith é mostrado possuindo tanto programas quanto Bluepills de forma igual dentro da Matrix; Ele conseguiu possuir até mesmo Bane, que não fazia parte da Matrix.
  • Neo é visto no final do filme como sendo capaz de desativar Sentinelas usando telecinese, manipulando o mundo "real" assim como fazia as balas dentro da Matrix.

A partir desse ponto os fãs ficaram divididos, alguns argumentando que Zion e o Mundo Real não eram, de fato, reais e sim digitais; enquanto outros diziam que a teoria era desnecessariamente complexa. Ambos os lados isolaram elementos (dicas de diálogo, simbolismo, cores, trailers de Revolutions) para sustentar sua posição.

Variantes da teoria Editar

Variantes dessa teoria também evoluíram.

Por exemplo, houve uma especulação de que o Mundo Real como visto em Matrix e a maior parte vista em Reloaded era realmente real. No entanto, após a reunião de Neo com o Arquiteto, ele estava, de alguma forma, preso no mundo digital, e não era mais capaz de sair da Matrix no final de Reoladed. Isso explicaria seus poderes "fora" da Matrix nesse ponto particular.

Legado Editar

Matrix Revolutions eventualmente não elaborou algo em relação a esse conceito e a trilogia inteira não tomou qualquer reviravolta significativa. A teoria talvez nunca tenha entrado nas concepções dos irmãos Wachowski e começou apenas como uma interpretação errônea dos telespectadores.

Revolutions mostrara que Neo tinha realmente poderes fora da Matrix, no entanto eram poderem relacionados apenas com Máquinas; Ele não poderia voar, manipular sua velocidade ou a realidade da maneira como ele faz dentro da Matrix. Quanto à existência de Smith fora da Matrix, ela pode ser explicada simplesmente como sugerindo que ele apagou a consciência de Bane e substituiu sua personalidade através de seu headjack.

Ligações externas Editar

Também no FANDOM

Wiki aleatória