FANDOM


Reload.png

A Matrix recarregando rumo ao final da primeira Guerra de Máquina.

Uma recarga (ou reboot) é a reinicialização periódica pela qual a Matrix deve passar para que, assim, possa ser temporariamente restaurada e garantir sua capacidade operacional total.

História Editar

Depois de aproximadamente 100 anos[1] de operação, o desempenho e a estabilidade da Matrix se degradam drásticamente e acabam por deixar o sistema que mantem o mundo virtual correndo o risco de sofrer um catastrófico colapso, algo que mataria todos os habitantes dentro do Matrix, tanto os bluepills quanto os Programas.[2] Para contornar esse problema, a Matrix deve ser recarregada.

Durante o único encontro entre o Arquiteto, o criador da Matrix (e, aparentemente, um dos administradores do seu sistema) e Neo, ele explica ao Escolhido este ponto sobre o problema da recarga. O Arquiteto diz a Neo que a programação que permitiu a escolha para os habitantes de Matrix (criada pelo Oráculo) é também a causa da lenta desestabilização do mundo virtual.

Ele explica também que existe uma complicação para recarregar a Matrix: por alguma razão desconhecida, o Programa Principal (também referido como Programa Prime), uma programação chave necessária para iniciar a recarga, reside dentro da programação do próprio Escolhido. Como resultado, o Arquiteto e o Oráculo usam a Profecia para atrair o Escolhido para o domínio do Arquiteto, pelo qual o Arquiteto basicamente chantageia o Escolhido a entrar na porta que conduz à Fonte. Se o Escolhido optar por entrar na segunda porta, a qual o leva de volta para a Matrix, o Arquiteto o adverte que a humanidade irá se extinguir com o colapso final da Matrix e a deliberada destruição das Máquinas de Zion.

Desde a sua criação, a versão atual da própria Matrix, aparentemente, foi redefinida num total de 6 vezes. Presumivelmente seus habitantes tiveram suas memórias apagadas em cada recarga, assim como quando foi criada pela primeira vez, que, em última análise, tinha sido a 7ª vez.

Referências Editar

  1. Essa informação é corroborada por uma cena vista em Matrix Reloaded onde Morpheu conta a história da guerra ao povo de Zion na véspera do ataque de milhares de Sentinelas a cidade. Ele afirma que a guerra tem sido travada há quase 100 anos.
  2. O Arquiteto conta isso a Neo durante uma conversa entre eles vista em Matrix Reloaded.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória