FANDOM


Reloaded-neoflies

Neo voando a uma velocidade incrivelmente alta enquanto dentro do Matrix.

"Quando a Matrix foi construída, havia um homem nascido dentro dela que tinha a habilidade de mudar o que quisesse, que podia refazer a Matrix como ele quisesse. Foi ele quem libertou o primeiro de nós, nos ensinou a verdade - Enquanto a Matrix existir, a raça humana nunca será livre. Depois que ele morreu, o Oráculo profetizou o seu retorno e que a sua vinda saudaria a destruição da Matrix, acabaria com a guerra e traria a liberdade para o nosso povo. É por isso que há aqueles que passaram toda a vida inteira dentro da Matrix procurando por ele."
— Morpheu contando a Neo sobre o Quinto Escolhido

O Escolhido, também conhecido como o Programa Prime, é uma característica sistêmica da Matrix, na qual um código especial é carregado por um ser humano selecionado aleatoriamente[1], esse código lhe dará vastas habilidades sobre-humanas ao seu avatar dentro da Matrix, além de alguns poderes extraordinários no mundo real. O código mencionado tem a função de anexar a pessoa que o transporta à todas as anomalias (humanos que estão rejeitando a Matrix) dentro da Matrix, essencialmente fazendo dela uma "Anomalia Integral", a soma de todas as anomalias.

Poderes e habilidades Editar

MatrixRevoln NeoCrucified

O poder surgindo através de Neo durante sua tentativa de livrar a Matrix de Smith.

Os poderes do Escolhido, que são derivados da Fonte e dados de propósito pelas Máquinas para tornar seu papel como um/uma Messias crível, se manifestam em Neo enquanto ele é introduzido na Matrix, o incluem: consciência extra-sensorial de mudanças dentro de o código da Matrix; força, velocidade e resistência super-humanas e inigualáveis; o poder de voo; invulnerabilidade prática a danos físicos; incríveis poderes de cura (melhor vistos quando Neo traz Trinity recém falecida de volta à vida); clarividência (vista quando Neo tenta se retirar da estação da Avenida Mobil); telecinese, e, eventualmente, se torna poderoso o suficiente para manipular a vontade quase qualquer aspecto da Matrix.

Neo stops bullets

Neo tornando balas inofensivas depois de perceber que ele é o Escolhido.

Mais tarde, Neo descobre que ele tem algumas habilidades fora da Matrix também. Esses poderes são: a capacidade de usar sua mente para procurar e entrar em outros mundos e lugares parecidos com a Matrix (se acidentalmente forçado a sair da Matrix); uma "visão interior" que lhe permite ver as Máquinas, paisagens construídas em máquinas e outras entidades dotadas ou capacitadas com a programação das Máquina de uma maneira luminosa (descoberta depois de ser cegado por Bane); e a capacidade de enviar comandos básicos para entidades físicas das Máquinas, como Sentinelas, fazendo com que elas se autodestruam.

Visão geral Editar

Os mecanismos pelos quais O Escolhido aparece são bastante simples e dispostos no processo do Programa Prime: quando as anomalias na Matrix começam a causar sérios problemas na programação da mesma, um humano aleatório é selecionado pelas Máquinas para "nascer" com um código especial (a Anomalia Integral). que, como dito anteriormente, amarra e anexa todas as anomalias dentro da Matrix com a programação desse humano em questão. Pode-se presumir que o Oráculo está ciente da origem do Escolhido, pois ela prevê com sucesso o retorno do Escolhido para ajudar os habitantes de Zion, dizendo a Morpheu que ele encontraria o Escolhido durante sua jornada para libertar os bluepills do porão da Matrix. O Arquiteto também se refere ao Escolhido como uma "eventualidade".

No primeiro filme da trilogia, Neo tem dúvidas se ele realmente é O Escolhido quando ele conhece o Oráculo, que se apresente como uma senhora velha. Ela afirma a Neo que ele tem "o dom", mas que parece que ele está esperando por algo. Nessa hora, ela faz uma previsão: Em breve Neo precisará escolher entre salvar a vida de Morpheu, ou a sua própria; e, em qualquer caso, um deles irá morrer (este é o primeiro dos três caminhos que o Oráculo define para o Neo).

Os poderes de Neo se manifestam pela primeira vez depois que ele é baleado e, aparentemente, morto pelo Agente Smith enquanto tentava escapar da Matrix após resgatar Morpheu do interrogatório dos Agentes. Depois de uma confissão e um beijo de Trinity, Neo redesperta na Matrix e, com seus poderes habilitados, facilmente derrota os Agentes. Neo ataca o Agente Smith, aparentemente destruindo-o por dentro. O Oráculo conta a Neo que, para salvar a humanidade, ele deve alcançar a Fonte, o centro de programação das máquinas, onde a Matrix recebe sua programação. Novamente, o Oráculo definiu um novo caminho para Neo.

"Sua vida é a soma do restante de uma equação desequilibrada inerente à programação da Matrix. Você é a eventualidade de uma anomalia que, apesar de meus mais sinceros esforços, não consegui eliminar de uma harmonia de precisão matemática."
—O Arquiteto para Neo durante seu único encontro.
Architect & neo

Neo e o Arquitecto conversando sobre a Função do Escolhido.

Durante seu encontro com o Arquiteto, Neo aprende uma chocante e surpreendente verdade sobre a Matrix. Ela é muito mais antiga que Morpheu e os humanos de Zion se dão conta. O Arquiteto explica que, além de duas versões instáveis da Matrix, houve cinco iterações ou ciclos da Matrix. Em cada iteração estável, uma encarnação do Escolhido aparecia. Neo é o sexto a aparecer nesta sexta iteração de Matrix.

Em cada iteração, o Escolhido é guiado pelo Chaveiro até a porta onde o Escolhido ganha uma audiência com o Arquiteto. O Arquiteto então apresenta ao Escolhido duas opções: entrar na porta que leva à Fonte para recarregar a Matrix, reinserindo o Programa Prime ou retornar à Matrix.

Nesse momento o Escolhido é chantageado pelo Arquiteto para entrar na porta que leva à Fonte, oferecendo um punhado de humanos para reconstruir Zion, que é completamente destruída pelas Máquinas aproximadamente a cada 100 anos[2]. Se o Escolhido optar por não entrar na porta da Fonte, o Arquiteto adverte que todos os humanos dentro da Matrix irão morrer quando a Matrix se desestabilizar, efetivamente tornando a raça humana extinta.

Neo, assim como seus antecessores, então descobrem que a profecia do Oráculo parece ser uma invenção; uma forma de controle para dirigir o Escolhido à Fonte (ou, no caso do Arquiteto, um representante da Fonte). Se a história do Arquiteto for verdadeira, presume-se que cada um dos antecessores de Neo escolheu a porta da Fonte para dar à humanidade uma nova chance de liberdade, e que nunca contam aos (novos) sobreviventes de Zion a verdade sobre o repetitivo ciclo da Matrix ou das anteriores destruições e reconstruções de Zion.

Neo quebra o ciclo por causa de seu amor por Trinity, que ele salva da morte certa quando ela cai de um prédio depois de garantir que a missão inicial de Neo em alcançar a Fonte tenha sucesso. Depois que Neo é resgatado da estação na Avenida Mobil, ele se encontra mais uma vez com o Oráculo, que afirma que Neo ainda deve alcançar a Fonte - não o Arquiteto, mas a própria Cidade das Máquinas, onde "o Caminho do Escolhido termina."

Neo consegue chegar à Cidade das Máquinas e destrói com sucesso o falso Smith, cujos clones praticamente dominaram a Matrix, ameaçando uma queda no sistema que mataria todos dentro dela (tanto humanos quanto máquinas). Depois do sacrifício de Neo, as Máquinas mantêm os termos da trégua proposta por Neo, e a Guerra das Máquinas termina com Zion sendo salva à beira da destruição, e com a Matrix sendo recarregada com sucesso.

Em The Matrix Online, Neo é o último e o Caminho do Escolhido está completo. Também é revelado que as Máquinas agora selecionam e criam cada Escolhido.

Referências Editar

  1. Embora os espectadores saibam que Neo e seu antecessor mais recente eram do sexo masculino, não há qualquer informação canônica da franquia Matrix que sugira que todos tenham sido um homens.
  2. Morpheu, em seu discurso a Zion antes do ataque das Máquina, conta para população que a guerra durou quase 100 anos, sugerindo que a Matrix é recarregada uma vez por século.