FANDOM

Exilados são programas que apresentaram mal funcionamento, sobreviveram à sua finalidade ou foram substituídos por programas mais novos e mais eficientes, mas recusaram-se a serem submetidos a exclusão ou a retornar à Fonte.

Descrição e qualidades Editar

A Matrix era um lar, não só para as mentes humanas mas também para os agentes que as policiavam e para uma infinidade de vários outros programas auto-conscientes que desempenhavam vários papéis mantendo, assim, sua autenticidade; tudo, desde fenômenos climáticos ao comportamento animal. Enquanto esses programas funcionavam corretamente, eles eram mais ou menos imperceptíveis. Mas houve aqueles que, após um tempo, começavam a apresentar alguma avaria. Estes programas maliciosos — mentes artificiais que já não trabalhavam para o sistema — raramente são reconhecidos por pessoas da Matrix. Poucas pessoas os viram e menos ainda perceberam o que eles realmente eram. Por causa de suas qualidades aparentemente metafísicas, a maioria dos bluepills erroneamente os confundem com outros seres humanos estranhos ou criaturas paranormais, como fantasmas, anjos, vampiros, lobisomens, alienígenas ou outros seres.

As razões para um programa escolher o exílio diferem de um para outro, pois eles eram seres sencientes e com livre arbítrio semelhante aos seres humanos. A razão mais comum era a sentença de exclusão. Se um programa se tornasse ineficiente, desobediente ou simplesmente obsoleto, o resultado era o mesmo: ele não tinha propósito e, assim, ser encerrado pelo mundo das máquinas. Para fugir desta sentença, eles permaneceram na Matrix e passaram a existir com o status de fugitivo.

Para se manter na Matrix, a maioria dos Exilados precisaria de algum tipo de interação com o Merovíngio, que, através de seu controle sobre o Maquinista, controlava o tráfego entre o mundo das máquinas e a Matrix. Exilados também usam uma "casca" humana na Matrix, embora isso não seja amplamente abordado nos filmes. Presumivelmente, a casca era um corpo humano, que ainda estava plugado na Plantação de Energia que o Exilado pudesse ocupar, de modo semelhante aos agentes. No entanto, sabe-se que existia um "Código de morte|código de morte]]" para uma determinada casca, permitindo que o programa que ocupa a casca fosse excluído sem que o Merovíngio escolha essa ação. Rama Kandra e sua esposa, Kamala, compraram passagens para a Matrix para sua filha Sati, fornecendo ao Merovíngio o código de morte do Oraculo.

Para a maioria, os Exilados se parecem e agem como humanos, mas suas motivações e percepções não são de humanos. Eles possuíam habilidades que bluepills e redpills inexperientes considerariam ser sobrenaturais e não parecem ter uma idade definida — eles nunca morrem, a menos que sejam excluído. E está é uma façanha difícil sem a ajuda de um programa de código de morte que normalmente é relacionado com as fraquezas de seus homólogos sobrenaturais.

O Oráculo explicou a Neo que a aparência e as habilidades dos Exilados são o resultado das tentativas e fracassos do sistema tentando re-assimilar o programa defeituoso. A maioria das vezes em que um humano avista um Exilado ocorre quando o programa está passando por esta fase, que é um processo muito doloroso que desorienta o programa a ponto que, às vezes, ele aparecem em lugares públicos.

O fato de Sati se referir a Smith como sendo "o último Exilado", é muito provável que ele tenha assimilado todos os Exilados sobreviventes, embora o fato de Seraph estar com Sati na época (e ainda não a ter assimilado) torna possível que ele simplesmente quis dizer que ela era o último Exilado que entrou na Matrix.

Os Exilados sentem um profundo medo e ódio pelos agentes, que, presumivelmente, tentaram caça-los e matá-los durante anos por terem desobedecido a Fonte. Aos olhos de um agente, os Exilados eram menos do que os humanos e devem ser eliminados para manter a ordem. Considerando o fato de como os gêmeos reagiram quando confrontados por um Agente durante a perseguição na auto-estrada, é provável que eles já tenham tido muitos encontros com Agentes.

O fator decisivo que fez os Exilados serem tão diferentes dos Agentes foi mesmo fator que permitiu sua sobrevivência na Matrix: eles eram autônomos — independentes das instruções da Fonte ou de seu próprio programa primário. Como resultado, um Exilado poderia planejar de forma mais eficaz e convencional uma luta enquanto um agente seria limitado por padrões de pensamento rígidos. Um Exilado inteligente ou experiente poderia facilmente enganar e até mesmo derrotar um Agente na batalha.

O ato de conseguir pensar livremente pode ser uma bênção ou uma maldição para um Exilado. Para alguns, pôde abrir novas avenidas inteiras, o que os ajudou em sua sobrevivência na Matrix, mas para outros, como Smith por exemplo, o conceito e a experiência podem levar um programa a um estado de loucura.

No entanto, como os Exilados Smith pode ser considerado mais do que até mesmo os seres humanos, conseguindo causar algum grau de medo em outros Agentes. Considerando-se a reação do Agente Thompson em seu encontro com Smith, momentos antes de ser assimilada, era provável que Smith, apesar de ter se tornado um Exilado, tenha se tornado uma ameaça tão grande que até mesmo os outros Agentes o temiam.

História Editar

Exilados aparentemente estiveram presente desde a criação da primeira Matrix e alguns deles eram, inclusive, extremamente antigos. O Oráculo se refere ao Merovíngio como "um dos mais antigos entre nós.". Um número bastante grande de Exilados pareceu ter origem nas versões anteriores da Matrix, as duas Matrix betas antes da versão final. Quando a versão final da Matrix foi desenvolvida, eles foram considerados obsoletos ou sem proposito e, por isso, deveriam ser excluídos quando a versão atual fosse ativada. No entanto, muitos evitaram a eliminação escolhendo o exílio, sobrevivendo na nova compilação reiniciada da Matrix e escondendo-se dos Agentes. O próprio Merovíngio era o sistema operacional da segunda Matrix beta e muitos de seus seguidores foram vários "monstros" que sobreviveram com ele desde que as Matrix betas foram desativadas. Ao longo do tempo esta grande onda inicial de Exilados também foi acompanhada por programas da versão final da Matrix, que tornaram-se obsoletos ou não desempenhavam suas funções corretamente.

A relação exata entre programas Exilados e os rebeldes humanos de Zion tem sido irregular. Não está claro se os habitantes de Zion sequer tinham conhecimento dos Exilados antes dos acontecimentos de Matrix Reloaded. Ao contrário dos Agentes das Máquinas, que atacaram rebeldes de Zion a vista, programas Exilados como o Merovíngio sempre estavam, pelo menos, dispostos a lidar com os rebeldes humanos ou efetuar transações com eles. Ambos os grupos tentaram subverter ou fugir da autoridade das Máquinas e seus Agentes. No entanto, de um modo geral os programas Exilados não apoiaram o objetivo dos rebeldes humanos de destruir a Matrix de imediato, pois eles existiam dentro da própria Matrix e assim a sua destruição completa resultaria também na destruição deles.

Tipos de Exilados Editar

  • Etéreos (que deram origem a relatos de abduções alienígenas)
  • Gárgulas
  • Fantasmas (incluindo Os Gêmeos)
  • Insectóides (também chamados de Ant-mens)
  • Lupinos (também chamados de Lobisomens ou Dobermans)
  • Seraphim (às vezes, apesar de serem Anjos)
  • Succubi
  • Tengu
  • Bruxas
  • Vamps (também chamados de Vampiros ou Bebedores de Sangue)
  • Outros humanoides com poderes específicos (veja abaixo)

Exilados conhecidos Editar

  • O Merovíngio - Líder da maioria dos Exilados, sua AIR é a de um Senhor do Crime e traficante de informações.
  • Persephone - Esposa do Merovíngio.
  • O Maquinista - Barqueiro entre a Matrix e a Cidade das Máquinas. sua AIR é a de um mendigo.
  • Os Gêmeos - Hitmens, AIR de fantasmas.
  • Cain - Um dos capangas do Merovíngio. Sua AIR é a de um vampiro.
  • Abel - Outro capanga do Merovíngio. Sua AIR é a de um lobisomem.
  • Seraph - Guardião do Oraculo, AIR de um anjo sem asas.
  • O Chaveiro - Criador de Chaves que abrem portas que acessam outros lugares. AIR de um chaveiro.
  • Sati - AIR de uma criança.
  • Smith - Agente formal da Matrix, AIR de um agente do governo americano.
  • Irmãos Spectrum - Uma família de programas criada na Matrix pelos Exilados Sr. Black e Dama Branca.
  • Os Elementos - Originalmente um grande programa que estava dividido durante sua fuga para a Matrix.

Também no FANDOM

Wiki aleatória