FANDOM

O ano de 2199 é o ano assumido pela resistência como sendo a data atual do mundo real, como explicado por Morpheu para Neo quando ele é liberto da realidade virtual da Matrix, que está definida como sendo o ano de 1999. Morpheu diz a Neo que o número "2199" é apenas uma vaga aproximação do ano real, pois os rebeldes de Zion não estavam exatamente certos em qual ano o mundo estava.

No entanto, o arquiteto mais tarde revela a Neo que até mesmo os rebeldes de Zion estão sendo enganados: já houve seis "Zions", incluindo a cidade atual. A única maneira do programa Matrix ser aceito com sucesso pela maioria dos seres humanos seria se eles fossem apresentados a opção de escolha, ainda que inconscientes dessa escolha, e a aceitar o mundo ao seu redor como "real". Esta solução funcionou muito bem, mas teve um custo, uma pequena fração de humanos - menos de 1% - optaram por rejeitar a falsa realidade da Matrix (devido a uma natureza questionadora, dúvidas sobre o mundo, etc.). O possível fato desses descontentes com a "realidade" tentarem interferir dentro da Matrix, fez com que as máquinas de engenharia responsáveis pela criação de Zion, usassem a cidade como uma "válvula de escape", onde os seres humanos que rejeitaram a Matrix poderiam ser convenientemente segregados. Infelizmente, ao longo das gerações cada "Zion" iria crescer em população até depois de cerca de um século e começaria a se tornar uma ameaça para as máquinas, ao ponto em que elas iriam começar a exterminar seus habitantes. Um novo grupo de humanos, então, é selecionados para serem libertados da Matrix e fundar uma nova "Zion", cada grupo pensando ser os primeiros humanos que conseguiram escapar da Matrix e desconhecendo as versões anteriores de Zion.

O resultado é que, enquanto Morpheu pensava que o ano era o de 2199, a adição dos cinco ciclos anteriores de Zions significa que o ano atual era realmente mais perto de 2699.

Também no FANDOM

Wiki aleatória