FANDOM


AnimatrixCover.jpg

Capa da edição brasileira de Animatrix.

Animatrix é uma coleção de nove curta-metragens de animação lançada em junho de 2003 e ambientada no universo da franquia Matrix.

A série trata das histórias que antecedem os filmes da trilogia Matrix, dos dias finais das últimas cidades da humanidade, da guerra contra as Máquinas e da queda da espécie humana.

Produção Editar

O desenvolvimento do projeto Animatrix começou quando os escritores e diretores da série cinematográfica, os Wachowskis, estiveram no Japão promovendo o primeiro filme da trilogia Matrix. Enquanto estavam no país, eles visitaram alguns dos criadores de filmes em anime, que haviam sido uma forte influência em seu trabalho, que decidiram colaborar com o projeto deles.[1]

Animatrix foi criado e supervisionado pelos Wachowskis, mas eles só escreveram quatro dos nove curtas e não dirigiram nenhum deles; A maior parte do projeto foi criada por figuras notáveis do mundo da animação japonesa.

A versão em inglês de Animatrix foi dirigida por Jack Fletcher, que trouxe os dubladores que forneceram as vozes para a versão em inglês de Final Fantasy X - Matt McKenzie, James Arnold Taylor, John DiMaggio, Tara Strong, Hedy Burress e Dwight Schultz. A versão inglesa caracteriza igualmente as vozes de diversos atores e atrizes da tv, incluindo Victor Williams (da sitcom americana The King of Queens (O Rei do Bairro no Brasil)), Tom Kenny (da série de animação americana SpongeBob SquarePants (Bob Esponja Calça Quadrada no Brasil)), Melinda Clarke (da série de televisão americana The O.C. (The O.C.: Um Estranho no Paraíso no Brasil)), Olivia d'Abo (da série de televisão americana The Wonder Years (Anos Incríveis no Brasil)), e Pamela Adlon (da série de animação King of the Hill (O Rei do Pedaço no Brasil)). Um outro dublador aparece em outra determinada parte da franquia: Kevin Michael Richardson (cujos créditos incluem o jogo de Xbox Halo 2) que também forneceu a voz para Deus Ex Machina em Matrix Revolutions.

Os personagens Neo e Trinity aparecem em duas das animações. Na versão americana, eles foram dublados por seus respectivos atores originais (Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss).

O personagem mais recorrente nos segmentos é O Instrutor que narra ambas as partes de O Segundo Renascer e Recorde Mundial.

Episódios Editar

Voo Final de Osíris Editar

Neste primeiro episódio as animações foram criadas pela mesma equipe responsável por Final Fantasy: The Spirits Within. Os eventos deste filme estão diretamente ligados à Matrix Reloaded se passando pouco antes dos eventos deste.[2]

A tripulação da aeronave Osíris descobre uma ameaça à cidade de Zion, sendo imediatamente descobertos pelas Sentinelas. A oficial Jue entrará na Matrix para mandar o aviso e torcer para que seus companheiros consigam conter os inimigos até o término de sua missão.

Este episódio foi escrito pelos irmãos Wachowski e dirigido por Andy Jones.[2]

O Segundo Renascer: Partes I & II Editar

Esse episódio, composto por 2 curtas totalizando 20 minutos de animação, descreve a história e a criação da Matrix: as últimas cidades da humanidade, a guerra com as Máquinas e a queda final da humanidade.[3]

Este episódio foi escrito pelos irmãos Wachowski e dirigido por Mahiro Maeda.[3]

Era Uma vez um Garoto Editar

Um garoto realiza pesquisas na Internet para tentar desvendar seus sonhos misteriosos, porém recebe respostas do seu próprio computador. Sentado em sua sala de aula, apesar de desligado, seu celular toca com um convite pessoal de Neo (voz de Keanu Reeves) para fugir da Matrix. Mas achar uma saída acaba comprovando-se muito mais difícil do que se imaginava.

Este episódio foi escrito pelos irmãos Wachowski e dirigido por Shinichiro Watanabe.[4]

Coração de Soldado Editar

Cis, um dos humanos que fugiram da Matrix, está aprimorando suas habilidades através de um programa de treinamento virtual. De repente, ela se junta a Duo, um outro humano. Depois de algum tempo, ele começa uma conversa estranha sobre se todos os humanos alguma vez na vida tiveram dúvidas entre sair ou não da Matrix, entre escolher a pílula vermelha ou a pílula azul. Cis admite que ela tem dúvidas, mas Duo percebe algo ainda maior. Ele quer voltar para a Matrix e quer que Cis o acompanhe, no entanto ela se recusa.

Este episódio foi escrito e dirigido por Yoshiaki Kawajiri.[5]

Recorde Mundial Editar

Após correr os cem metros rasos abaixo dos nove segundos, Dan é flagrado no exame anti-doping. No seu retorno ao esporte ele decide dar tudo de si nas eliminatórias, o que atrai a atenção dos Agentes que notam algo diferente em seu comportamento.

Este episódio foi escrito por Yoshiaki Kawajiri e dirigido por Takeshi Koike.[6]

Além da Realidade Editar

Na busca por sua gata de estimação perdida, Yoko é levada por uma pista até uma casa assombrada. Coisas estranhas acontecem no lugar e logo ela descobrirá que o local também é frequentado por um grupo de pessoas bem incomuns.

Este episódio foi escrito e dirigido por Koji Morimoto.[7]

Uma História de Detetive Editar

O detetive particular Ash está cansado de seu trabalho, que não é tão fascinante quanto ele imaginava, até receber uma ligação misteriosa pedindo que investigasse uma hacker chamada Trinity.

Este episódio foi escrito e dirigido por Shinichiro Watanabe.[8]

O Robô Sensível Editar

Esse episódio fala sobre um pequeno grupo de rebeldes que captura um robô sentinela e o reprograma para atuar como um aliado da causa. Alexa está sendo caçada por duas sentinelas, mas tudo se revela uma armadilha para capturar os perseguidores e convencê-los a ajudar na causa dos humanos.

Este episódio foi escrito e dirigido por Peter Chung.[9]

Elenco Editar

A lista abaixo contém o elenco (norte-americano) dos nove curtas de Animatrix:

Voo Final de Osíris

O Segundo Renascer: Partes I & II

Era Uma vez um Garoto

Coração de Soldado

  • Hedy Burress - Cis
  • John DiMaggio - Kaiser
  • Phil LaMarr - Duo

Recorde Mundial

Além da Realidade

  • Pamela Adlon - Manabu
  • Hedy Burress - Yoko
  • Jack Fletcher - Vozes adicionais
  • Julia Fletcher - Vozes adicionais
  • Tom Kenny - Vozes adicionais
  • Tress MacNeille - Agente, dona de casa, Kenny
  • Matt McKenzie - Agente, Ash
  • Dwight Schultz - Vozes adicionais
  • Kath Soucie - Masa, Pudgy, Sara
  • Tara Strong - Misha
  • Jill Talley - Vozes adicionais

Uma História de Detetive

O Robô Sensível

Lançamento Editar

Quatro dos filmes foram originalmente lançados no site oficial da série; Um ("Voo Final de Osíris") foi exibido nos cinemas juntamente com o filme Dreamcatcher (O Apanhador de Sonhos no Brasil). Os outros apareceram pela primeira vez com o lançamento em VHS e DVD de todos os nove curta-metragens em 3 de junho de 2003. O DVD também inclui os seguintes extras:

  • Um documentário sobre a animação japonesa. O título na tela é "Scrolls to Screen: Uma Breve História do Anima", mas no menu do DVD, na embalagem e no site oficial da série, é referido como "Scrolls to Screen: A História e Cultura do Anime".
  • Sete apresentações com perfis de diretor, entrevistas e filmagens de bastidores de cada um dos filmes.
  • Comentários em áudio de "Record Mundial", "Coração de Soldado" e em ambas as partes de "O Segundo Renascer".
  • Um trailer do jogo de videogame Enter the Matrix.

Para coincidir com o lançamento do DVD, uma pequena parte do filme estreou em junho de 2003 no Festival de Cinema de Tóquio de Nova York, em Nova York (http://archive.newyork-tokyo.com/nytff/index_flash.html).

Animatrix foi transmitido compartilhadamente pelos canais Adult Swim e Cartoon Network no dia 17 de abril de 2004 e recebeu airplay no Teletoon vários meses depois. No Reino Unido, "Voo Final de Osíris" foi transmitido no Channel 5 pouco antes do lançamento do DVD com "O Segundo Renascer" Partes 1 e 2, "Era Uma vez um Garoto" e "Recorde Mundial" transmitidos após o lançamento do DVD.

Em maio de 2006, Animatrix foi ao ar na América Latina pela Cartoon Network em Toonami.

Cerca de uma semana antes do lançamento de Matrix Reloaded, Animatrix também foi exibido em cinemas selecionados em todo o mundo por um curto período de tempo, como um evento promocional da sequencia.

A ordem de execução nos cinemas para Animatrix (pelo menos na Austrália) diferiu do lançamento em DVD. Abaixo segue a ordem do lançamento nos cinemas:

  1. O Segundo Renascer Parte I
  2. O Segundo Renascer Parte II
  3. Coração de Soldado
  4. Além da Realidade
  5. Era Uma vez um Garoto
  6. Recorde Mundial
  7. O Robô Sensível
  8. Uma História de Detetive
  9. Voo Final de Osíris

Veja também Editar

Referências Editar

  1. "O que é Animatrix?" extra presente no DVD Matrix - Os Segredos da Produção.
  2. 2,0 2,1 Animatrix: Voo Final de Osíris (em inglês)
  3. 3,0 3,1 Animatrix: O Segundo Renascer (em inglês)
  4. Animatrix: Era Uma vez um Garoto (em inglês)
  5. Animatrix: Coração de Soldado (em inglês)
  6. Animatrix: Recorde Mundial (em inglês)
  7. Animatrix: Além da Realidade (em inglês)
  8. Animatrix: Uma História de Detetive (em inglês)
  9. Animatrix: O Robô Sensível (em inglês)

Ligações externas Editar

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória